Páginas

Tipos de tijolos para construção



Além de se basear no projeto e no tipo mais adequado, a escolha do tijolo deve considerar também a resistência térmica, peso das peças e custo. Ao analisar o custo, não somente o valor do tijolo deve ser considerado, como também o valor final das paredes. 

Para tal, deve-se considerar a argamassa de assentamento e revestimento. Para evitar grandes perdas, deve-se investir em blocos de melhor qualidade, para que não seja necessário corrigir imperfeições, com aumento na espessura da massa.

 Abaixo é possível conhecer os tipos mais utilizados de tijolos: 

 Cerâmico:


Geralmente são mais baratos, facilmente encontrados e com bom desempenho térmico. Por outro lado, costumam ter a falta de padronização como desvantagem, gerando muitas quebras para encaixar durante a obra. Assim, contribuindo com o desperdício e produção de entulho. 

 E possui algumas variações de tipo:
 • Tijolo (bloco) baiano ou bloco cerâmico: dotado de oito furos, suas ranhuras facilitam a aderência da argamassa e os furos diminuem seu peso, contribuindo para o isolamento térmico da parede.
 • Furado: com vários tipos de furos para as mais diversas aplicações. 


 Tijolo Maciço:


Se a ideia for deixar a alvenaria aparente, é importante investir em vários modelos e cores de tijolos maciços (modelo comum usado em construções de paredes), sem esquecer-se de protegê-los contra a umidade. Neste caso, a porosidade e desgaste naturais permitem lascas e infiltrações que podem comprometer as paredes. 
Para contornar esse empecilho, é importante aplicar vernizes e selantes que impermeabilizarão o material, retardando desgaste e protegendo das intempéries. 
 Dentre os materiais mais utilizados para a impermeabilização estão o silicone líquido que penetra no tijolo sem alterar sua aparência e permite que o material respire; e as resinas acrílicas à base de solvente, que oferecem maior durabilidade e, dependendo da escolhida, produzem efeito brilhante, semi-brilhante ou acetinado. 

 Concreto:


 Apesar do maior peso, que dificulta o transporte e o desempenho térmico inferior ao cerâmico, seu isolamento acústico é bom, o consumo de argamassa é menor e o tempo para assentamento é reduzido, além de poderem ficar aparentes, não necessitando acabamento. Muito utilizado para construção de piscinas. 

Concreto Celular:


Com aparência de espuma endurecida e caracterizado pela leveza, é muito utilizado em reformas onde não se pode sobrecarregar a estrutura existente. Apesar do bom desempenho térmico devido aos seus poros, possui baixo isolamento acústico devido ao peso reduzido. 

 Vidro:


 Usado para efeitos estéticos ou práticos, como em locais que exijam iluminação natural, permitindo que até 75% da luminosidade transpasse. Ecológico Feito em argila, é considerado ecológico devido às diferenças em seu processo de fabricação, no qual não é queimado e dispensa o uso de massa de cimento no assentamento. 

 De acabamento (Aparente):

via
Evolução do tijolo de barro com acabamento melhor, maior resistência mecânica e menor porosidade. Pode ser usado sem necessidade de reboco, apesar de ser pequeno, aumentando o gasto de argamassa e tempo de conclusão da alvenaria. 
Ideal para construção de fornos e fogões, podendo ser utilizado tanto em paredes internas quanto externas. 

 Refratário:


Com intuito de suportar altas temperaturas e ser bom isolante termo acústico, é feito a partir de materiais que diminuem a retração mecânica se expostas ao calor. Ideal para fornos em fundições, caldeiras, churrasqueiras, etc.





Nenhum comentário:

Postar um comentário