Páginas

Em quantos anos você compra um imóvel em 35 cidades do mundo


Levantamento realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e pelo portal de classificados Zap Imóveis mostra o tempo que se leva para comprar um imóvel em 35 cidades de diversas partes do mundo.

Para chegar ao resultado, a pesquisa leva em consideração a relação entre o preço médio dos imóveis nas cidades e a renda média da população.

"O forte aumento dos preços observado no Brasil na última década nos deu a impressão de que comprar um imóvel no país era muito mais difícil do que em outras partes do mundo", diz o Boletim FipeZap de abril, relatório por meio do qual o estudo foi divulgado.

Segundo as conclusões do boletim, contribuía para essa sensação o real valorizado, que gerava uma impressão de que os preços estavam fora da realidade ao comparar o mercado imobiliário de lugares como São Paulo e Rio de Janeiro com cidades estrangeiras, como Chicago, Miami ou Berlim.

Com a desvalorização do real e a desaceleração dos preços dos imóveis no Brasil, os dados da pesquisa mostram que a situação não é mais tão discrepante e os preços lá fora continuam atrativos, mas não como antes.

"Notadamente, há grande diferença entre as cidades mundo afora e particularmente entre as cidades brasileiras. Enquanto Porto Alegre e Salvador podem ser consideradas cidades com imóveis ‘baratos’ para a população local, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife podem ser classificadas como cidades mais caras", afirma o Boletim FipeZap.

Ainda assim, o levantamento mostra que em cidades ícones do mundo em desenvolvimento, como Pequim, na China, e Moscou, na Rússia, e em outras capitais da América Latina como Bogotá, na Colômbia e Lima, no Peru, a população ainda leva mais tempo para comprar um imóvel do que em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Segundo o FipeZap, embora muito acelerado, o aumento dos preços no Brasil dos últimos anos não nos colocou em uma situação anormal para padrões internacionais.

"A notícia é ruim para as famílias brasileiras, que não devem esperar encontrar facilidades para a compra da casa própria nos próximos anos", diz o boletim.

Confira, na tabela abaixo, quanto tempo a população de cada cidade demora, em média, para conseguir comprar um imóvel de 70 metros quadrados.

CidadeTempo (em anos)*
Chicago (EUA)4,6
Miami (EUA)5,5
Cidade do Cabo (África do Sul)5,9
Montreal (Canadá)7,1
Porto Alegre (RS-Brasil)8,7
Berlim (Alemanha)9,6
Salvador (BA-Brasil)10,2
Cidade do México (México)10,4
Belo Horizonte (MG-Brasil)11,2
Sydney (Austrália)11,3
Nova York (EUA)11,5
Toronto (Canadá)11,6
Quito (Equador)12,8
Istambul (Turquia)12,9
Santiago do Chile (Chile)13,1
Lisboa (Portugal)13,3
Cairo (Egito)13,6
Recife (PE-Brasil)13,9
São Paulo (SP)14,7
Assunção (Paraguai)14,9
Buenos Aires (Argentina)15,7
Rio de Janeiro (RJ-Brasil)17,3
Seul (Coreia do Sul)18,2
Lima (Peru)19,2
Bogotá (Colômbia)20,2
Tel Aviv (Israel)20,4
Londres (Inglaterra)21,3
Paris (França)22,2
Beirute (Líbano)23,1
Cingapura (Cingapura)28,0
Moscou (Rússia)28,3
Roma (Itália)31,1
Caracas (Venezuela)33,1
Mumbai (Índia)41,8
Pequim (China)42,5
Fontes: Numbeo e FipeZap e IBGE (para as cidades brasileiras)

*A coluna tempo tomou como base a renda anual média do trabalhador para mostrar quantas vezes essa renda é necessária para pagar o imóvel.


Curso de inglês 100% online e com certificado, o melhor custo/benefício do mercado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário