São Paulo, SP – O seminário  internacional Políticas Culturais e Intervenções Urbanas, gratuito,  acontece em São Paulo nesta terça-feira, abrindo oportunidade para que  os paulistanos, em especial, os moradores e comerciantes nos bairros Luz  e Santa Ifigênia, participem no aprofundamento das discussões sobre o  Projeto Nova Luz, elaborado por encomenda da prefeitura de São Paulo e  destinado a revitalizar a região conhecida como cracolândia, centro  urbano da cidade.
 Foco principal do seminário, promovido pelo Centro Cultural Banco do  Brasil (CCBB), o Projeto Nova Luz será discutido em abordagem  multidisciplinar. O gestor do CCBB São Paulo, Marcelo Mendonça, diz que a  proposta do encontro é discutir as intervenções “em perspectiva”, e  explica: “(Propomos) pensar nas dimensões - social, cultural, econômica -  que envolvem o processo de intervenção urbana, a partir dos pontos de  convergência e conflito”.
 O evento inicia nesta terça-feira (24, maio), com o dia integralmente  dedicado ao Projeto Nova Luz. Na quarta-feira, serão feitas avaliações  de modelos alternativos, nacionais e internacionais, de processos de  recuperação de áreas urbanas, bem como da atuação de órgãos  preservacionistas. A intenção é colocar a experiência da metrópole  paulistana em relação à experiência de outras cidades do Brasil e do  mundo e, dessa forma, ampliar as referências locais que ditam caminhos e  escolhas para São Paulo.
 Na quinta-feira, acadêmicos, membros da sociedade civil e representantes  de órgãos culturais e de movimentos sociais irão discutir os horizontes  possíveis, a partir do questionamento dos impactos reais de políticas  de intervenções urbanas na vida dos diversos segmentos sociais presentes  no espaço. 
 “Discutir as cidades e o modo como são feitas as intervenções em seus  espaços é refletir sobre a cidade que queremos construir para o século  XXI. E isso é muito mais que um exercício profissional. É o exercício da  cidadania", completa Herta Franco, curadora do Seminário Internacional  Políticas Culturais e Intervenção Urbana.
 Além de seis palestras e oito debates, haverá exibição de filmes que  remetem ao tema. Entre os palestrantes e debatedores, participará o  arquiteto e consultor Jorge Wilheim. Convidados: Olivier Mongin, Revista  Esprit, França; e Josep Maria Montaner (Universitat Politécnica da  Catalunya, Espanha).
 Serviço: Seminário internacional Políticas Culturais e Intervenções  Urbanas, gratuito, com certificado para quem somar, no mínimo, 70% de  participação na grade de palestras e debates. Dias 24, 25 e 26 de maio  (2011), das 10h30min às 20h30min. Auditório da Associação dos Advogados  de São Paulo (AASP), Rua Álvares Penteado, 151, capital. Inscrições  prévias pelo telefone 11 3113 3600.
 Fonte:  Imovelweb

Nenhum comentário:
Postar um comentário