Páginas

Seminário internacional discute Projeto Nova Luz


São Paulo, SP – O seminário internacional Políticas Culturais e Intervenções Urbanas, gratuito, acontece em São Paulo nesta terça-feira, abrindo oportunidade para que os paulistanos, em especial, os moradores e comerciantes nos bairros Luz e Santa Ifigênia, participem no aprofundamento das discussões sobre o Projeto Nova Luz, elaborado por encomenda da prefeitura de São Paulo e destinado a revitalizar a região conhecida como cracolândia, centro urbano da cidade.

Foco principal do seminário, promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), o Projeto Nova Luz será discutido em abordagem multidisciplinar. O gestor do CCBB São Paulo, Marcelo Mendonça, diz que a proposta do encontro é discutir as intervenções “em perspectiva”, e explica: “(Propomos) pensar nas dimensões - social, cultural, econômica - que envolvem o processo de intervenção urbana, a partir dos pontos de convergência e conflito”.

O evento inicia nesta terça-feira (24, maio), com o dia integralmente dedicado ao Projeto Nova Luz. Na quarta-feira, serão feitas avaliações de modelos alternativos, nacionais e internacionais, de processos de recuperação de áreas urbanas, bem como da atuação de órgãos preservacionistas. A intenção é colocar a experiência da metrópole paulistana em relação à experiência de outras cidades do Brasil e do mundo e, dessa forma, ampliar as referências locais que ditam caminhos e escolhas para São Paulo.

Na quinta-feira, acadêmicos, membros da sociedade civil e representantes de órgãos culturais e de movimentos sociais irão discutir os horizontes possíveis, a partir do questionamento dos impactos reais de políticas de intervenções urbanas na vida dos diversos segmentos sociais presentes no espaço.

“Discutir as cidades e o modo como são feitas as intervenções em seus espaços é refletir sobre a cidade que queremos construir para o século XXI. E isso é muito mais que um exercício profissional. É o exercício da cidadania", completa Herta Franco, curadora do Seminário Internacional Políticas Culturais e Intervenção Urbana.

Além de seis palestras e oito debates, haverá exibição de filmes que remetem ao tema. Entre os palestrantes e debatedores, participará o arquiteto e consultor Jorge Wilheim. Convidados: Olivier Mongin, Revista Esprit, França; e Josep Maria Montaner (Universitat Politécnica da Catalunya, Espanha).

Serviço: Seminário internacional Políticas Culturais e Intervenções Urbanas, gratuito, com certificado para quem somar, no mínimo, 70% de participação na grade de palestras e debates. Dias 24, 25 e 26 de maio (2011), das 10h30min às 20h30min. Auditório da Associação dos Advogados de São Paulo (AASP), Rua Álvares Penteado, 151, capital. Inscrições prévias pelo telefone 11 3113 3600.
 
 
 Fonte:  Imovelweb




Nenhum comentário:

Postar um comentário