Páginas

Simples, bonita e verde




É possível construir uma casa muita bacana, com boa parte do material de construção reaproveita.

Os arquitetos espanhóis Jaime Gaztelu e Mauricio Galeano, em parceria com a empresa chilena especialista em construção sustentável Infiniski, uniram-se para levantar o que chamaram de Casa Manifesto, um imóvel feito com 85% do material de construção reaproveitado.

Para isso, eles usaram uma estrutura modular de três contêineres marítimos de metal e revestiram as paredes com pallets de madeira. De composição simples, as paredes de pallets podem ser abertas facilmente, o que permite maior aproveitamento da luz do sol e melhor circulação de ar.

A casa tem, ainda, 70% de autonomia em geração de energia, graças ao uso de placas solares e de um sistema de isolamento térmico de celulose reciclada, a partir de jornal. Para completar a obra, foram utilizadas vigas de demolição, madeira sustentável e pintura de baixo impacto. Com 160 m2, a Casa Manifesto foi erguida no topo de uma colina, em Curacaví, região metropolitana de Santiago, no Chile.

Tem sala de jantar, um quarto e uma suíte, cozinha, varanda na parte baixa e uma sacada envidraçada que proporciona vista para o vale. O tempo médio de montagem de uma moradia similar é de apenas
90 dias.


{txtalt}


Fonte:
Ricardo Ampudia
Vida Simples - 11/2012




Nenhum comentário:

Postar um comentário