Páginas

Vamos Plantar?

Como escolher a àrea e as espécies para plantio:
 

Para você que vive em centros urbanos e deseja comprar um sítio, chácara ou um terreno para iniciar seu pomar, veja as dicas abaixo: 

Dê preferência para a face Norte ou, quando não for possível, a Nordeste: quanto maior o sol recebido, mais doces serão os frutos. Para garantir boa insolação a todas as árvores é dispor as maiores (abacateiros, jaqueiras e mangueiras) ao fundo, as médias (laranjeiras, goiabeiras e carambolas) no meio e as pequenas (mamoeiro, figueira e bananeira) à frente. Esse método evita que uma fruteira faça sombra na outra. 
 

 
Um pomar doméstico bem diversificado, ou para iniciantes (pequenos produtores) a área poderá ser de 3.000 m2 (0,3 ha) a 10.000 m2 (1,0 ha).  É melhor ter um número menor de plantas na mesma área, porém bem arejadas e com boa insolação. Não plantar muito próximo uma das outras, pois leva ao sombreamento das plantas, pouca luminosidade e arejamento e, em consequencia, aumento na incidência de doenças, pragas e menor produção. 
 
 
Escolha um terreno com boa insolação, não sujeito a geadas e ventos fortes, com declividade baixo (5% ou menos), solos bem drenados, sem encharcamento, com boa profundidade; evite solos muito argilosos ou muito arenosos, verificar também, a disponibilidade de água.
 

Escolhendo as Espécies e Variedades: 
 
As frutíferas se dividem em tropicais (climas quentes, temperaturas superiores a 22ºC), subtropicais (climas mais amenos) e temperadas (climas frios). Apesas de técnicas novas, se você está começando, verificar as exigências de cada espécie. 
 
 
Em regiões de clima subtropical a temperado, as laranjeiras, tangerinas, limoeiros, abacateiros, caquizeiros e pessegueiros, e outras, produzem bem. Espécies como o mamoeiro, mangueira e maracujazeiro, embora possam produzir em algumas épocas do ano, nestas mesmas regiões, tem prejuízos na qualidade do fruto. 

Espécies Temperadas e Subtropicais (sul de Minas Gerais, por exemplo): 
 
 
Pessegueiros; Pereiras; Macieiras; Nespereiras; Figueiras; Marmeleiros; Ameixeiras; Abacateiros; Caquizeiros; Goiabeiras; Videiras.(inclusive as acima). Estas espécies, pricipalmente as temperadas, deve-se escolher de acordo com sua exigência em frio (número de horas com temperaturas de 7,2ºC ou menor); aquelas muito exigentes em frio só irão bem em regiões frias do sul do Brasil. 
 

Outras frutíferas exigem intercalar mais de uma variedade, para que possam produzir bem, como ocorre com abacateiros, macieiras e caquizeiros. 

Espécies Tropicais: 
 
 
 Abacaxizeiros; Bananeiras; Mamoeiros; Mangueiras; Maracujazeiros e outros.
Em regiões de clima mais ameno (inverno frio e seco) as espécies tropicais sofrem restrições, aumentando o ciclo, produzindo menos e frutos não saborosos. 

Espécies Cítricas - Sul e Sudeste do Brasil: 

 

Laranjeiras; Tangerineiras; Mexeriqueiras; Tangoreiras: Limas ácidas e doces e outras.
Por volta de 40% da área do pomar, deve-se destacar este grupo, como exemplo, as laranjeiras tardias (Pera Rio, Natal e Valência). 

Outras espécies: 

Este grande grupo oferece diversas opções para plantio de frutíferas em seu pomar: 
 
 
Abieiro; Acerola; Araçazeiro; Cabeludinha; Cainiteiro; Cajá-Manga; Caramboleira; Gravioleira; Grumixameira; Jabuticabeira; Jaqueira; Kiwizeiro; Lichieira; Nogueira Pecã; Pinha; Pitangueira; Pitombeira; Romãzeira; Sapotizeiro; Sirigueleira; Tamarindeiro, Uvaieira e outras. 

No Nordeste brasileiro é favoravel ao cultivo de frutas como a manga, o caju, a jaca e a fruta-do-conde. Adaptam-se bem a qualquer clima, espécies como acerola, jaboticaba, goiaba, banana, mamão, abacate e maracujá. Em climas temperados o figo, pêra, pêssego, maçã ou caqui. 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário