Páginas

Casa em terreno inclinado

Casa em terreno inclinado ganha leveza com estrutura de madeira. No topo de Ilhabela, esta casa flutua sobre a mata. O dono, que está morando nos EUA, não vê a hora de voltar. E pretende fazer isso de um jeito especial: velejando.


Pairando sobre a copa das árvores, a varanda acompanha todo o andar superior, onde se situam os quatro quartos da morada. Projeto da arquiteta Flávia Cancian.

Na entrada já se enuncia a exuberância da vegetação do terreno. Ela forma um cinturão verde entre a casa e o mar, 100 m abaixo. Projeto da arquiteta Flávia Cancian.

A construção ocupa um trecho alto do terreno, levemente rebaixado em relação à rua. Esse posicionamento, estudado para obter as melhores vistas da paisagem e resguardar a casa, pediu uma intervenção no lote, que tem 30% de inclinação (repare no muro de contenção, à esq. na foto). Projeto da arquiteta Flávia Cancian.


Plana, a cobertura é composta de placas cimentícias, lã de rocha (para o isolamento térmico) e manta termoplástica (alwitra). “Essa é uma boa solução para locais onde venta muito”, indica a arquiteta Flavia Cancian.

Revestida de pastilhas de vidro (Colormix), a piscina aproveita a face mais privilegiada da casa em termos de paisagem e insolação. Deck de cumaru da Pau-Pau Pisos de Madeira e esquadrias de alumínio da Kiko Esquadrias. Projeto da arquiteta Flávia Cancian.



Esta sala, entre os três quartos menores e a suíte principal, foi pensada para acomodar um escritório. Hoje, funciona como uma extensão da varanda. É dali que se tem a melhor vista, da baía ao continente. Projeto da arquiteta Flávia Cancian.



1 - Força na base: do térreo para baixo, a estrutura é de concreto. Dois tubulões principais descem a 1,55 m de profundidade. Ao longo do muro de contenção, tubulões menores chegam a 60 cm. Nas escavações, sempre que se batia numa pedra, reestudava-se o conjunto e realizavam-se as adaptações necessárias.

2 - A piscina ajuda: em balanço (sem apoios), ela passa a impressão de exigir mais da estrutura. Ao contrário: como num jogo de força e equilíbrio, essa situação, calculada no projeto, faz com que seu peso ajude a ancorar a casa, que está apoiada na outra extremidade.

3 - Leveza no topo: o paliteiro de cumaru (Ita Construtora) sustenta o piso superior e a cobertura. “A modulação das duas linhas de pilares sugeriu a organização dos espaços”, diz a arquiteta. Fornecidas já na medida, as peças deram origem a um esqueleto, montado em trinta dias.

Área: 642 m²; Colaboradores do projeto: Luciana Bacin, MarIa Cristina S. Martini, Rafael Frajndiich, Tatiana Antonelli,Tiago Kuniyoshi, Tiago Oakley; Construção: Casemiro Lorena e Antonoo Ponchoc; Fundações: ApoIo Assessoria e Projetos de Fundações; Estrutura de concreto: Eduardo DuPrat / Benedictis Engenharia; Estrutura de madeira: Ita Construtora;Instalações: Pessoa Zamaro; Luminotécnica: Reka Iluminação





Nenhum comentário:

Postar um comentário