Páginas

Como manter as formigas longe da cozinha



O aparecimento de formigas na cozinha é um problema muito comum. Quando elas resolvem entrar dentro de casa, é um sufoco: podem ser encontradas dentro de aparelhos eletrodomésticos, em cima da pia, nos aparelhos de som, vídeo, geladeiras, televisores, fornos de microondas, aparelhos telefônicos e até mesmo nos computadores. Para te ajudar a eliminar de vez esse problema, Casa Linda conversou com o idealizador da Franquia DDO – especializada em limpezas pesadas e profundas Alexandre Ortega. Confira:


Tipos de formigas

Não importa se você mora em casa ou apartamento: as “formigas urbanas” tendem a aparecer com frequência em qualquer lugar. “Segundo pesquisadores, existem de 20 a 30 espécies assim caracterizadas, desde as muito pequeninas, chamadas ‘fantasma’ – pequenas e quase transparentes, até as bem grandes, pretas ou marrons – louca e a faraó, que inclusive picam e machucam a pele”, aponta Alexandre.

Ele ainda acrescenta que as formigas domésticas, no geral, são onívoras, portanto procuram alimentos diversos como mel, xaropes, carnes, óleos, açúcares, queijos e proteínas.

Como evitar a infestação

Entre os fatores que favorecem o aparecimento e infestação por formigas, está a falta de umahigienização correta dos ambientes. “Elas encontram alimento farto dentro das casas e ficam protegidas de seus predadores naturais, por isso acabam fazendo seus ninhos dentro das residências”, explica o especialista.

Portanto, para acabar com a festa das formigas, deve-se adquirir alguns hábitos simples e que trazem bons resultados:

- Evite levar alimentos para a sala ou quarto;
- Não deixe restos de alimentos em pratos ou panelas pela casa;
- Limpe todo o ambiente após o preparo de alimentos e após as refeições;
- Mantenha as lixeiras sempre fechadas;
- Utilize soluções caseiras nos buraquinhos onde as formigas fazem os ninhos e feche definitivamente as frestas com rejunte, massa de vidraceiro ou até mesmo sabão em pasta.

Produtos indicados para eliminar as formigas

O idealizador da DDO afirma que a tarefa de evitar a entrada das formigas em casa não é tão simples, já que seus ninhos podem chegar em vasos e até em caixas de papelão. Nos prédios elas podem transitar inclusive pelos conduítes.

“Uma boa dica para evitar que elas apareçam é borrifar vinagre branco na cozinha após a limpeza. O produto afasta as formigas”, conta Alexandre. “Também é preciso verificar por onde elas entram e saem e injetar nos buracos uma solução de água com detergente, por meio de uma seringa. O detergente retira a camada de cera que protege as formigas e elas morrem por desidratação”, completa.

Ele ainda recomenda evitar o uso de veneno, pois é muito perigoso, principalmente se tiver crianças ou animais em casa. “Dentro do açucareiro é só colocar alguns cravos da Índia. Esses podem ser espalhados em saquinhos de tule, nas gavetas e armários”, ensina o profissional.

Hábitos que ajudam a combater as formigas

A maioria das formigas pretas ou de jardim entra nas casas para procurar alimentos. Dessa forma, para garantir que não haja alimentos disponíveis para elas, siga as dicas do especialista:

- Tape sempre os alimentos – nunca se sabe por onde andaram as formigas antes de passearem por cima dos seus alimentos;
- Limpe imediatamente todos os vestígios de alimentos ou líquidos que deixar cair;
- Limpe sempre as áreas que ficam embaixo dos eletrodomésticos da cozinha para remover todos os vestígios de alimentos;
- Mantenha as latas de lixo sempre bem fechadas;
- Não deixe vestígios de alimentos nos potes de comida dos animais de estimação. Lave-os sempre que eles terminarem de comer.

Consultoria
Alexandre Ortega – idealizador da Franquia DDO, que conta com a DDO Limp, especializada em limpezas pesadas e profundas. Para situações específicas, atípicas e consideradas pesadas ou de difícil solução, a empresa proporciona uma verdadeira higienização, eliminando ácaros, formigas e poeira profunda, promovendo limpeza, higiene e bem estar em qualquer ambiente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário