Páginas

Dia Nacional do Fusca


Fãs celebram Dia Nacional do Fusca à bordo do modelo em São José, SP



Encontro que é realizado pelo Fusca Clube ocorre desde 2015 na cidade. São esperados 50 apaixonados pelo carro em evento nesta quarta (20).

No Dia Nacional do Fusca, celebrado nesta quarta-feira (20), fãs e colecionadores do modelo se reúnem em São José dos Campos (SP) para celebrar a data com uma 'fusqueata' a partir das 19h30, com saída da orla do Banhando.

O evento, organizado pelo Fusca Clube, acontece pelo segundo ano consecutivo. Nesta edição, os apaixonados pelo carro devem vir de cidades da região como Jacareí, Santa Isabel e Paraibuna. São esperados cerca de 50 participantes.

O presidente do clube, Regis Silva, de 40 anos, possui um dos modelos mais raros dentre os cerca de 100 membros do Fusca Clube - um modelo da década de 70, laranja granada. 

Para ele, o carro é motivo de orgulho. “Meu 'fuscã'o 71 possui a placa preta, de colecionador, que é atribuída quando um veículo tem ao menos 85% de originalidade, o meu passou com 91%, isso é uma grande alegria pra mim”, contou. Além deste Fusca, ele tem um outro, que usa no dia a dia.

Para ele, a paixão pelo carro vem desde a infância, herdada do pai, que também gostava do modelo. Desde 1993, quando comprou o primeiro Fusca, Silva se matém fiel à marca.


O taxista Marcos Jajá posa ao lado do seu fusca
de 1964 (Foto: Arquivo pessoal / Marcos Jajá)

Outro integrante do grupo, o taxista Marcos Figueira Jajá, 42 anos, contou que tem como prioridade estar nos encontros para homenagear os Fuscas.

No ano retrasado, ele deixou de fazer uma mudança para participar de um encontro. “Eu estava para mudar e bem na hora da reunião de fuscas que eu ia, o caminhão de mudança chegou. Eu fui embora, deixei minha esposa colocando todos os móveis no caminhão e saí”, relembrou.

História
Fabricado no Brasil desde 1959, o fusca se tornou o modelo mais popular do país com mais de três milhões de unidades produzidas. Mais de uma geração de motoristas brasileiros aprendeu a dirigir à bordo do modelo e optou pela marca ao adquirir seu primeiro carro. O Fusca foi o carro mais vendido no Brasil por 24 anos consecutivos.

A história do Fusca no Brasil tem uma particularidade: o retorno da fabricação em 1993, sete anos após sua paralisação, em 1986. Segundo a fabricante alemã Volkswagen, a pedido do então presidente da República, Itamar Franco, o carro voltou a ser produzido, em uma versão movida exclusivamente a etanol, e parou de ser fabricado em 1996.

(*) Colaborou Leonardo Medeiros
Presidente do Clube do Fusca de S.José posa ao lado do seu modelo laranja granada (Foto: Arquivo pessoal / Regis Silva)Presidente do Clube do Fusca ao lado do seu modelo laranja (Foto: Arquivo pessoal / Regis Silva)
Fonte


Nenhum comentário:

Postar um comentário