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Pagamentos mobile já são realidade no Brasil



Uma pesquisa da Mastercard realizada pelo Ibope Conec­ta mostrou que 44% dos con­sumidores efetuam compras no e-commerce utilizando pagamento mobile. As carteiras digitais - Google Wallet, Master­pass, PayPal - talvez sejam o método mais comum no Brasil. Por elas, os usuários conse­guem armazenar informações do cartão de crédito e débito, endereço de entrega, conta cor­rente, cartão de embarque, ticket de show, entre outros dados. Tudo isso através do smartphone.

Para 2016, a Apple e a Samsung devem começar a operar seus serviços de pagamento mo­bile no Brasil. Enquanto o Ap­ple Pay não tem previsão de data, o Samsung Pay pode es­tar disponível já no segundo trimestre do próximo ano. Essas soluções também utilizam Near Field Communication (NFC) pa­ra realizar transações. Basta aproximar dois dispositivos que tenham a tecnologia para pagar a conta em um café, por exemplo.

O mundo está cada vez mais digital. Há projeções que, até 2019, 75% dos smartphones contenham tecnologia NFC. A tendência é que o pagamento mobile se consolide. Os consumidores irão adotar essa prática porque é mais fácil de fazer transações”, explica o VP de produtos e solu­ções da MasterCard Brasil e Cone Sul, Valério Murta.

A empresa do setor de paga­mento já desenvolveu platafor­mas para o segmento. O Masterpass é uma carteira digital que foca em simplificar a experiência de compra do consumidor. “É possível pré-cadastrar dados de pagamen­to do cartão e da entrega do pro­duto. Em um site que ele vir o botão do Masterpass, bas­ta clicar para concluir a tran­sação. O usuário compra mais rápido, de forma conveniente e segura”, diz o executivo.

O MasterCard Digital Enable­ment Service (MDES) utiliza to­ke­nização para operar as car­teiras digitais. “A tecnologia irá substituir os dados do cartão real do usuário por um número alternativo”, explica Valério. A plataforma habilita o smartphone a realizar uma transação. As informações são encaminhadas ao emissor para a autorização do pagamento.

Já o Identity Check irá utilizar tecnologias para verificar a identidade do titular do cartão através do dispositivo que ele usa. “A solução utiliza biometria, batimentos cardíacos para saber se aquele smartwatch, por exemplo, é daque­la pessoa e assim liberar a compra, garantindo a seguran­ça dos dados”, comenta Valé­rio. A plataforma já está em fa­se de testes nos Estados Unidos e deve chegar ao Brasil em 2017.

A previsão para 2016, segun­do o VP de produtos da Mas­ter­Card, é que o consumidor pro­cure cada vez mais dispositivos de pagamento que facilitem a compra, não só em e-commer­ce, mas também em estabe­lecimentos físicos. “Essas pla­taformas trazem muita conve­niência e sim­plicidade, transformando a experiência de com­pra em algo único”, revela.



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