Páginas

Ação Jovem beneficia jovens de Igaratá

 Em meio a era do conhecimento, cujas nações fomentam a erradicação do analfabetismo e o estímulo a formação contínua e o incentivo a cultura, o município de Igaratá galgou um importante passo em prol da educação engajando-se ao projeto Ação Jovem.



Segundo a assistente social Elimar Ferreira de Souza o programa atende a 30 jovens do município, número este que estendeu-se na última quarta-feira devido ao cadastro de mais 15 jovens  na secretaria de assistência social de Igaratá.

O programa Ação Jovem foi criado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social de São Paulo (SEADS) em 2004, e já beneficiou mais de 255 mil jovens, o programa almeja atender a jovens de baixa renda e vulnerabilidade social e propiciar a inclusão social, fornecendo um apoio financeiro temporário, que perdura 12 meses, podendo ser prorrogado em até 36 meses desde que o requerente atenda aos critérios do programa, no intuito de estimulara permanência na escola e a conclusão da escolaridade básica, consequentemente, a inserção social e o exercício da cidadania.

Os jovens interessados nas inscrições do programa devem cadastrar-se na localidade em que residem, nos postos credenciados pelo programa Ação Jovem, geralmente, situados em órgãos da prefeitura, como a Secretaria de Assistência Social do município. É importante salientar que o cadastro só será realizado se o candidato atender aos requisitos do programa, sendo elas a faixa etária de 15 a 24 anos, ensino fundamental e/ou médio ou EJA incompleto e estar matriculado numa instituição de ensino.

A iniciativa da Secretaria de assistência social de Igaratá em possibilitar o acesso ao programa Ação Jovem denota o cuidado no atendimento aos jovens de baixa renda, e o incentivo a políticas de inclusão social, explicitando o interesse da prefeitura em incentivar a conclusão da escolaridade básica e proporcionar oportunidades de ingresso no mercado de trabalho, o acesso a cultura e, principalmente, promover a igualdade social.


Fonte: Bruna Aparecida Nascimento  - Redação Santa Isabel On-line

Nenhum comentário:

Postar um comentário