Páginas

Secretaria Municipal da Educação de Arujá lança selo Escola Ecológica





A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Arujá lançou na última quarta-feira, dia 25 de maio, um projeto para certificar as escolas de Arujá que realizam ações ambientais: o selo Escola Ecológica.

O evento ocorreu no Centro de Vivências Culturais e Ambientais, na Avenida Benedito Manoel dos Santos, número 369, no Jardim Fazenda Rincão, antiga sede da Prefeitura Municipal de Arujá e da Secretaria da Educação. Entre os presentes estiveram o secretário da Educação, professor Juvenil dos Santos, o secretário do Meio Ambiente, Leonardo Machado Godoy, os vereadores Reynaldo Gregório Júnior e Wilson Ferreira da Silva, a diretora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Arujá, Cristiani Freitas, além de diversas diretoras e funcionárias da Rede Municipal de Ensino e membros da imprensa.

O selo Escola Ecológica, será oferecido às escolas que cumprirem uma série de recomendações relacionadas à preservação do meio ambiente. Cada ação vale em pontos, e as unidades que conseguirem somar um mínimo de 150 pontos serão certificadas.

Entre as ações possíveis estão o cultivo de horta escolar, a redução no consumo de energia elétrica, a criação de uma feira de ciências naturais, e a realização de uma conferência sobre o meio ambiente escolar, entre outras iniciativas.

O Selo Escola Ecológica é uma certificação verde que fomenta transformações nos educadores, alunos e espaços escolares relacionados à Educação Ambiental e aplicação de práticas sustentáveis, incentivando ações sociais e ambientais nas escolas do município de Arujá.

As inscrições para o recebimento do selo ocorrerão sempre na última semana do mês de novembro, e estão abertas a todas as escolas de educação básica de Arujá, das redes municipais, estaduais e particulares, nos níveis de ensino infantil, fundamental e médio. A entrega dos certificados e homenagens para as escolas que pontuaram ocorrerá em um evento realizado em fevereiro.

Com essa iniciativa, ao menos nove mil alunos serão beneficiados, recebendo educação ambiental e participando de projetos que buscam um futuro melhor para o nosso mundo, criando uma sociedade mais justa e com maior consciência ambiental.

Segundo Cristiani Freitas, diretora Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação de Arujá e idealizadora do projeto, o objetivo real do projeto é incentivar e dar mais visibilidade as ações que já ocorrem nas escolas do município: As escolas municipais de Arujá já realizam ações ambientais diversas. Este projeto apenas irá divulgar as práticas existentes, dando repercussão às boas iniciativas dos educadores, pais e alunos, raciocina.

O secretário da Educação, professor Juvenil dos Santos, afirmou que a iniciativa mostrará os méritos das escolas da Rede Municipal de Ensino: O Selo será uma maneira de homenagear e certificar as escolas que servirão de modelo para a educação ambiental. Reunindo as crianças sobre um única bandeira, estaremos criando uma consciência para o futuro, conclui.


Fonte: Edição nº 81 - 28/05/2011   http://www.jornalagoranews.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário