Páginas

Alternativas à fiança locatícia e outras notas

ALTERNATIVAS À FIANÇA LOCATÍCIA
Atualmente, quatro alternativas estão à disposição dos inquilinos que não conseguem fiadores para alugar um imóvel: 1) O seguro de fiança locatícia, cujo custo médio anual está na casa dos 130% de um aluguel mensal e tem a seguradora Porto Seguro como líder de mercado; 2) O título da Sul América Capitalização, com valor correspondente ao de doze meses de aluguel (com a vantagem de não ser uma despesa, mas sim um investimento compulsório, feito de uma só vez); 3) A caução em dinheiro, cujo valor deve ser de no máximo três meses de aluguel – e que, por isso, normalmente não é aceita pelos locadores; 4) A fiança profissional, oferecida por algumas empresas especializadas, como a FianHouse, cujo custo monta cerca de um aluguel.

ALAVANCAGEM DE CAPITAL
Cada vez mais utilizadas no mercado, as sociedades de propósito específico – criação do novo Código Civil – tem viabilizado a construção de grandes empreendimentos. As incorporadoras de shoppping centers, por exemplo, vêm sendo as principais usuárias do sistema, que viabiliza a busca de recursos junto a pequenos investidores, a um custo inferior aos financiamentos bancários. Bom para ambas as partes envolvidas no negócio.

CAETANO VERSUS ODEBRECHT
Caetano Velloso arrumou um arranca-rabo com a construtora Odebrecht. O cantor e compositor baiano não aceita que a empresa batize um dos seus condomínios de luxo com o nome “Tropicália”, alegando que o termo pertence ao movimento cultural e musical surgido nos anos 60, do qual foi um dos líderes. Segundo Caetano, a ação judicial que está propondo contra a Odebrecht, não visa qualquer indenização, mas a simples proibição do uso comercial da palavra.

CONDÔMINOS DESAPARECIDOS
Conforme um levantamento realizado pela administradora paulista Lello, aproximadamente 70% dos condôminos não comparecem às assembléias gerais ordinárias ou extraordinárias convocadas pelos síndicos. Ainda de acordo com a mesma fonte, a única exceção são as reuniões onde se discutem questões relacionadas com garagens, onde o quórum é alto. È preciso lembrar que, se a convenção ou a lei não exigirem algum quorum qualificado, a decisões das assembléias, ainda que tomadas por poucos, obrigam todos os condôminos.

ALUGUÉIS COM REAJUSTE MÍNIMO
O reajuste dos aluguéis em março (para pagamento em abril), cujos contratos de locação prevêem o IGP-M como indexador, será um dos mais baixos dos últimos tempos: 3,43%. Multiplique seu aluguel atual por 1,0343 e você encontrará o valor dos próximos doze meses. Os locadores não estão nada satisfeitos.

CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS INADIMPLENTES
No ano passado, as reclamações contra construtoras e incorporadoras aumentaram quase 60% em relação a 2010. A AMSPA – Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências, relatou que a maior parte das queixas disse respeito a problemas com atraso nas obras, vícios ou defeitos construtivos, cobranças de taxas abusivas. Entre janeiro e dezembro, foram registradas 2.199 reclamações e 32% dos reclamantes deram entrada na justiça.

DICAS DE INVESTIMENTO
Investidores podem ter um excelente retorno de capital com aplicações no mercado imobiliário, ou garantir uma fonte de renda segura. De uma forma geral, investir em apartamentos, salas comerciais e lotes é quase sempre um bom negócio, mas no momento de escolher o imóvel para adquirir, o fundamental é estar atento a quatro fatores: o ponto, a planta, o padrão de acabamento e o preço. A aliança desses quatro itens é garantia de um ótimo negócio.

IMÓVEIS PREFERENCIAIS PARA INVESTIDORES
Uma boa parte dos mais matreiros investidores imobiliários adoram imóveis mal cuidados. O motivo é simples: se o vendedor não se preocupa com a aparência do seu bem, muito provavelmente não o valoriza ou não tem recursos para fazê-lo. Em ambos os casos, tenderá a fazer um bom desconto para pagamento à vista.

AS ROTAS DO CRESCIMENTO
Os franceses têm um ditado para indicar qual o caminho a seguir quando se quer encontrar a resposta a uma questão: “Cherchez la femme!”. No mercado imobiliário brasileiro, quem desejar saber quais os prováveis caminhos do crescimento de uma cidade, deve ficar atento às linhas de ônibus e de metrô.







Nenhum comentário:

Postar um comentário