A piscina de alvenaria, também chamada de piscina de azulejos, é muito confundida com a piscina de concreto aramado.
Porém trata-se de construções bem diferentes sendo que a principal diferença entre a piscina de alvenaria e a piscina de concreto armado é justamente a estrutura.
A estrutura de uma piscina de alvenaria em comparação com a estrutura de uma piscina de concreto armado é bem mais simples como se pode observar na figura acima.
Essa estrutura é formada por uma laje de fundo e por uma parede composta por blocos, vigas e colunas.
O acabamento começa pela impermeabilização da estrutura e logo em seguida é aplicado o revestimento que pode ser idêntico ao utilizado na piscina de concreto armado: azulejo, pastilha, película de PVC, vinil, fibra, pintura epóxi, pedras, mosaicos, fulget, Cristal Pool, entre outros. É dessa semelhança que surge a confusão entre os dois modelos construtivos.
Porém a estrutura da piscina de alvenaria é menos resistente em comparação a estrutura da piscina de concreto armando. É por esse motivo que a piscina de alvenaria não pode ser construída em qualquer terreno, necessitando de condições ideais o que exclui terrenos com lençol freático, alguns tipos de aterros, barrancos, etc. Também não pode ser construída em balanço.
Um exemplo simples é o fato de que na necessidade de esvaziar a piscina poderão aparecer rachaduras e danos estruturais irreversíveis na estrutura da mesma. Portanto você jamais poderá esvaziar esse tipo de piscina sem a avaliação e aprovação prévia de um engenheiro ou profissional responsável.
Contudo, a piscina de alvenaria poderá ser construída em qualquer terreno se a estrutura for reforçada de maneira adequada. Porém a elevação dos custos fará com que o valor final da obra seja semelhante a de uma piscina de concreto armado.
Fonte: www.campestrepiscinas.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário