Páginas

Economizando nas contas da casa

Sete dicas (fáceis) para economizar nas contas da casa.
Economistas dão provas de que é possível.


1 Conheça sua renda e suas despesas fixas 
 Aqui é preto no branco, segundo o consultor financeiro da Homero Reis Consultoria, Alexandre Martins. “É preciso relacionar o ganho mensal com os gastos fixos. Se as despesas forem maiores, só restam duas opções: aumentar a renda ou economizar. Como a primeira nem sempre é possível, o jeito é aprender a gastar menos mesmo”, explica ele. 

 2 Planeje as compras
 Ir para o mercado com as crianças pode ser uma "furada", de acordo com a psicóloga Andreza Tobias, autora do livro “Educação financeira da família” (Editora Roca). Isso porque elas costumam influenciar as compras por impulso, já que se interessam pela novidade. O ideal é deixar os pequenos em casa ou, se não tiver jeito, já combinar com eles que as despesas daquele dia já estão planejadas. “Fazer uma lista de compras é fundamental”, ensina a psicóloga.

 3 Ensine as crianças a economizar
  Outra dica é, desde cedo, conversar com as crianças sobre o papel do dinheiro na vida da família. A especialista Andreza Tobias diz que a partir dos sete anos elas já conseguem fazer uma avaliação dos gastos. Explicar que desligar a luz, a televisão e o videogame quando sai do quarto é fundamental nesta faixa etária. “A criança precisa entender que cada uma dessas coisas tem um custo”, avisa a psicóloga.

 4 Não abuse do crédito
Sabe aquele valor do cheque especial que aparece na sua conta? Ele não te pertence mais! O consultor financeiro Alexandre Rodrigues ensina que é preciso aprender a viver com o que se ganha e não abusar das vantagens do crédito. “Cheque especial só em emergência e as faturas do cartão devem ser pagas integralmente e em dia. Os juros podem variar de 5% a 12% ao mês, um custo muito alto para o bolso”, diz ele. 

5 Pesquise preços
Com a internet aí facilitando as pesquisas, acabou a desculpa para justificar a compra daquela geladeira nova ou de qualquer outro bem durável mais caro na primeira loja que aparece. “Buscar o melhor preço é muito importante porque os valores do mesmo produto podem variar muito de um ponto de venda para o outro”, avisa o consultor financeiro e economista Alexandre Martins. A dica vale também para as compras de supermercado. 


6 Otimize planos e serviços
 TV por assinatura, celular para cada membro da família, telefone fixo e internet. São tantos os serviços pagos que fica até difícil acompanhar. Mas para o consultor Alexandre Martins, a solução da economia está justamente no olhar atento sobre esses valores. “Dependendo da família, um plano integrado pode valer mais a pena. No entanto se, por exemplo, o telefone fixo é pouco usado, existe a necessidade de inclui-lo ou tê-lo em casa?”, avalia o especialista. 

 7 Pague as contas em dia
 Fugir dos juros é meio caminho andado para quem busca mais economia para o bolso. Por isso, pagar as contas em dia é essencial. “A maioria das pessoas atrasa esse pagamento não por não terem o dinheiro, mas sim porque esquecem”, diz Alexandre Martins. Para resolver o problema vale tudo: pregar um lembrete na geladeira, habilitar débito em conta ou pela internet, o que couber melhor dentro da rotina da casa. 



via GNT









Nenhum comentário:

Postar um comentário