Páginas

Tá muito quente aí?

Veja algumas dicas de como diminuir a sensação de calor dentro de casa:

 


Em um país tropical com longos períodos de calor intenso, ficar dentro de casa pode se tornar um martírio. Mas algumas medidas simples são essenciais para evitar transtornos durante as estações quentes.
A construção civil se aprimora cada vez mais no sentido de aliar conforto e responsabilidade ambiental. A curto prazo, o setor se intensifica em criar mecanismos que amenizem a sensação de calor dentro de casas e apartamentos.


Criando um ambiente fresco

Com um pouco de criatividade, é possível unir o conforto sem perder a elegância da decoração. Os ventiladores de teto são uma boa pedida. Além de tornarem a brisa do ar mais agradável, podem adornar o ambiente. Basta requinte e bom gosto.


O mesmo pode ser feito com o ar-condicionado, o maior aliado nos tempos de calor. É possível aperfeiçoar a função do aparelho, adaptá-lo à decoração e evitar aumentos na conta da energia.

Basta seguir os seguintes passos:

•    instale o aparelho em lugar sombrio. O contato direto com o sol diminui sua eficiência;
•    para manobrar os raios solares, uma boa saída é colocar plantas grandes para fazer sombra, tanto do lado de fora como dentro. A sombra garante economia de 10% de eletricidade;
•    manter os filtros limpos também contribui para o bom desempenho do ar-condicionado e poupa até 15% de energia elétrica.

Sabe aqueles tapetes espalhados pelo chão? Eles absorvem calor e colaboram para esquentar o ambiente. Então, o melhor é diminuir a quantidade.
Cuidar do ambiente externo também é uma saída para os dias de calor. Investir em um quintal arborizado ou em plantas na sacada ajuda a umidificar o ambiente, principalmente quando as plantas são regadas.

 

As soluções da engenharia do futuro

Algumas técnicas voltaram com toda força para modificar padrões de construção que não prezam por garantir um clima agradável dentro de casa. É caso do pé-direito, distância entre o chão e o teto. O pé-direito alto facilita a movimentação do ar, o que retira o excesso de calor do apartamento ou casa.
O brise-soleil, muito utilizado em edificações antigas, é outra tendência que deve voltar com tudo. A eficiência térmica das lâminas são maiores do que a de toldos, por exemplo, já que elas bloqueiam os raios de sol antes que eles incidam no concreto. No caso dos toldos, o efeito é exatamente o contrário.


Os prédios autossustentáveis também investirão em tecnologia que revertam o calor em energia. É o caso das placas fotovoltaicas. Além de ecologicamente corretos, os equipamentos, já implantados em muitos projetos, auxiliam na redução da temperatura interna ao absorver a radiação solar.
A posição das janelas também é fundamental para estabelecer um clima ameno dentro de casa. Para isso, os projetos têm valorizado cada vez mais a disposição em lados opostos, o que proporciona a chamada ventilação cruzada.

Invista em cores claras

O One Degree Less (Um Grau a Menos), estudo realizado pela Green Building Council Brasil, revela que é possível diminuir a temperatura do interior das construções e, assim, reduzir o aquecimento em 1º C. Para isso, uma medida simples e cada vez mais adotada por engenheiros e arquitetos: a pintura clara, tanto nas paredes como no telhado.


Segundo a pesquisa, a pintura de telhados e lajes superiores com cores claras reduz a temperatura no interior das edificações em cerca de 6°C, já que o branco reflete até 90% dos raios solares, enquanto a telha cerâmica comum absorve essa mesma porcentagem de calor.
O mundo está mais quente. A cada ano, as temperaturas se elevam e discutir caminhos para uma vida mais sustentável não é mais modismo, é necessidade! Já que não é possível mudar tudo de uma vez, pelo menos algumas poucas ações podem contribuir para enfrentarmos o problema em um clima mais afável. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário