Páginas

Jardins verticais

Inspire-se!

 
Ambiente da Morar Mais por Menos Curitiba, o terraço de 138 m² recebeu um projeto de paisagismo em estilo mediterrâneo assinado por Eder Matioli: em 50 meios vasos de PVC  parafusados direto na parede, o profissional colocou plantas adultas, como petúnias, Vinca Major e Véu de Noiva, em toda a superfície ao redor da porta que dá acesso a um dos quartos da casa.


 Ambiente projetado pela arquiteta Leticia Wassali para a mostra Campinas Decor, esta lavanderia tem com primeira preocupação a sustentabilidade: por meio de um sistema de tratamento de águas cinzas, a água da máquina de lavar é tratada e utilizada para regar o jardim vertical que ocupa uma das paredes do espaço. Peperômias, colunéias e ripsális ocupam os vasos pendurados no painel composto de placas de vidro.


 O proprietário desta casa, localizada em São José dos Pinhais, queria um espaço onde pudesse receber os amigos e tomar seu chimarrão nos dias quentes. Para tornar a área ao lado da churrasqueira mais aconchegante, o paisagista Eder Matioli criou um jardim vertical usando o mesmo material do piso: as placas de madeira itaúba receberam vasos cerâmicos fixados com parafusos repletos de suculentas.



 A missão do paisagista Julio Anjos para esta casa de São Paulo era aproveitar o máximo possível uma sobra de terreno da casa. O jardim vertical foi uma solução natural e o profissional optou por ripsális e orquídeas chuva-de-ouro, ambas fixadas em placas de fibra de coco emborrachadas presas à parede. No solo, moreias brancas e bromélias.


 Jardim dos Encontros é nome do espaço projetado pela paisagista Marisa Lima para a Casa Cor São Paulo: um local aconchegante que serve para receber amigos e família. O painel foi feito com módulos de plástico reciclado que se encaixam e formam nichos onde são colocadas as plantas. Marisa optou por aspargos, liriops e filodendro.


 Assinado pela paisagista Marizeth Estrela, este jardim fica em uma casa paulistana localizada no bairro do Itaim Bibi. Vasos de fibra de coco estão fixados em um painel de madeira e abrigam ripsalis (na parte esquerda, é de um espécie que cresce para cima; na direita, uma variedade pendente). Seixos de rios e deque de madeira completam o espaço.



 Construído no início da década de 1990, este jardim fica em uma cobertura da cidade do Rio de Janeiro e leva a assinatura da paisagista Ana Toledo. Uma resistente treliça de madeira foi fixada parede e serve de apoio para uma camada de placas de xaxim (na época do projeto, seu uso era permitido e comum), que recebeu espécies de orquídeas, bromélias e cactos.


 
Para tornar a parte externa de um estúdio musical, localizada na cidade de São Paulo, mais aconchegante, a paisagista Marizeth Estrela optou por pendurar gerânios de várias cores na parte superior da parede laranja. As flores foram colocadas em vasos de plásticos de cor terracota fixados na parede com bucha e parafuso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário